Não-binário, Sam Smith é excluído das categorias de gênero no BRITs 2021

Não-binário, Sam Smith é excluído das categorias de gênero no BRITs 2021

A organização do BRIT Awards 2021 decidiu por manter as divisões usuais de categorias dos anos anteriores entre artistas masculinos e femininos, e isso fez com que Sam Smith, que não se identifica com nenhum dos dois gêneros, fosse totalmente excluído de algumas nomeações mas importantes da premiação.

Sam assumiu publicamente ser não-binário em Setembro de 2019, afirmando que “depois de uma longa jornada estando em guerra com meu gênero, eu decidi me aceitar por quem eu sou, por dentro e por fora”.

Com um desabafo no Instagram, Sam Smith disse: “O BRITs tem sido uma parte importante da minha carreira. A música pra mim sempre foi sobre unir e não separar. Espero muito pelo dia em que essas premiações reflitam a sociedade em que vivemos. Vamos celebrar todo mundo, independente do gênero, raça, idade, sexualidade e classe.”

Em resposta, a organização do evento disse que Sam é um artista extraordinário e que eles concordam com tudo que foi dito.

“Nós do BRITs amamos Sam. Sam ganhou o prêmio de Artista Revelação em 2014 e conseguiu gozar de um sucesso internacional incrível, ganhando mais BRIT Awards e nomeações com o passar do tempo e entregando algumas das performances mais memoráveis que já tivemos”.

“Sam é extraordinário, e concordamos com o que foi dito. Está nos nossos planos rever as premiações de gênero no BRITs, mas precisamos fazer pesquisas mais abrangentes para ter certeza de que essas mudanças vão ser as mais adequadas”. completaram os responsáveis pelo evento.

Vale lembrar que recentemente, o BRIT Awards mudou uma das regras antigas da premiação após uma campanha promovida por Rina Sawayama que levou à indústria a aceitarem que artistas não nascidos no Reuni Unido pudessem ter seus trabalhos elegíveis à nomeações caso residam no país por pelo menos cinco anos.

Quanto à Sam, seu mais recente álbum, “Love Goes“, está elegível para a categoria de Álbum do Ano.

Se você chegou até aqui, não se esqueça de seguir e de acompanhar o INDIE POP também nas redes sociais. É só buscar por @indiepopbr no Instagram e no Twitter para nos encontrar.

Estamos te esperando por lá, ok? :)